...

Tudo o que você precisa saber sobre o visto canadense

O Canadá é um dos destinos favoritos dos intercambistas que optam por estudar inglês em países que tem a língua como oficial. Além de mais barato do que destinos como os Estados Unidos e a Inglaterra, o Canadá também é lembrado por ser um país que facilita a entrada de visitantes e estudantes. Isso não significa, entretanto, que você não vai precisar de um visto para passar um período por lá.

Nesse artigo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o visto canadense. Confira!

Como solicitar o visto canadense?

Assim como acontece para obter o visto de outros países, o visto canadense deve ser solicitado no consulado do país ou em centros autorizados para essa atividade. Os VAC (Centros de Solicitação de Visto) são encontrados nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro – e cobram uma taxa de R$70,00 pela atividade – e o consulado canadense só se encontra disponível em São Paulo.

O governo do Canadá disponibilizou, recentemente, a alternativa de fazer a solicitação do visto canadense online. Dessa maneira, você precisa reunir os documentos necessários, scanneá-los ou fotografá-los e enviar para o consulado, após você ser aprovado para esse tipo de solicitação no site, preenchendo um formulário simples de qualificação. Dessa maneira, você só é obrigado a entregar o passaporte no consulado canadense em São Paulo e depois buscá-lo no mesmo lugar, dois dias úteis após a primeira data.


Leia também: melhores escolas de inglês em Toronto


Quais são os tipos de visto?

Para entrar no Canadá, você pode obter diferentes tipos de visto para diferentes objetivos:

Visto de Estudante | Study Permit

Esse é o visto oficial para estudantes que pretendem fazer qualquer tipo de curso – seja acadêmico ou de línguas – com duração superior a seis meses no país. Com ele também é possível aproveitar um período de turismo na região e trabalhar temporariamente.

Para a região de Québec, existe um visto específico de estudante, que é o Study Permit Québec, exigido para quem vai estudar nessa parte do país.

Visto de Residente Temporário | TRV

Esse visto canadense é destinado a visitantes que viajam à turismo, cursos curtos, negócios ou para visitas familiares. Sua validade pode chegar a até 10 anos em passaportes do Brasil e sua grande maioria garante múltiplas entradas no país. Com ele, entretanto, não é possível realizar trabalho remunerado no país.

Visto de Trabalho | Work Permit

O visto de trabalho é oferecido a cidadãos não canadenses que pretendem realizar um trabalho temporário no país e que apresentam uma oferta de trabalho de um empregador local. O visto geralmente é concedido para o período de trabalho e mais alguns meses adicionais para turismo.

Autorização eletrônica para cidadãos isentos de visto | eTA

Essa solicitação eletrônica de visto foi criada para favorecer alguns cidadãos de determinados países que desejam visitar o país com algum objetivo final. Eles são considerados pelo governo canadense como indivíduos de “baixo risco de imigração ilegal”.

visto eletrônico canadense é aplicável para os brasileiros que:

  • Tenham tido visto canadense nos últimos 10 anos;
  • Tem um visto de turista americano válido;
  • Que vão entrar no Canadá por via aérea;
  • Tem boa condição de saúde;
  • Não tem registros criminais;
  • Não tem histórico de vistos negados no país;
  • Vão realizar turismo, negócios ou estudos curtos, de até 6 meses;
  • Tem passaporte válido.

Visto de trânsito| Transit Visa

Esse é um visto específico, emitido para viajantes que terão o Canadá como um local de conexão – seja aérea ou terrestre – sendo seu destino final outro país. Ele pode garantir uma ou duas entradas no país, sem longos tempos de estadia, somente para garantir sua passagem.

Quais documentos devem ser entregues no pedido do visto?

O pedido do visto canadense deve contar com os seguintes documentos e processos a serem cumpridos:

  • Preenchimento do formulário online;
  • Realização do exame médico caso o oficial de imigração julgue necessário;
  • Apresentação do atestado de antecedentes criminais;
  • Realização de entrevista a pedido do oficial de imigração.

Depois de tudo entregue e aprovado, basta aguardar a divulgação da data de entrega do passaporte com visto – que é informado pelo oficial no momento final da requisição desse documento.

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor