...

Os Diferentes Tipos de Acomodação e Hospedagem no Intercâmbio

Algumas opções de acomodação e hospedagem no intercâmbio são: alugar quarto, apartamento, fica em hotel ou casa de família. Mas você sabe qual combina mais com seu perfil? Vem entender mais sobre cada uma delas!

Para realizar um intercâmbio de inglês é preciso ter muito planejamento  e realizar as escolhas corretas. Além de destinos, escolas, seguro saúde, tipo de curso, é indispensável pensar na acomodação que vai influenciar totalmente na sua experiência no exterior.

Diante de tantas informações,  algumas dúvidas ficam na cabeça: mas então, onde morar? Quais são os tipos de acomodação no intercâmbio de inglês? Como escolher a melhor acomodação no intercâmbio de inglês?

menina sentada na cama em hostel

Antes de continuar, devemos deixar bem claro: não existe a melhor acomodação! A escolha deve ser feita de acordo com a opção que melhor satisfaça as suas necessidades, levando em consideração aspectos financeiros, o estilo de vida e o tempo de estadia.

Apesar de não ser uma tarefa nada fácil, vamos te contar um pouco mais sobre cada tipo de acomodação e hospedagem no intercâmbio. Assim fica mais fácil escolher onde você vai morar durante sua estadia em outro país.

Host Family: Casa de Família

 

Optando pelo homestay, você se hospedará na casa de uma família nativa. Essas famílias são escritas em um programa do governo local e são avaliadas e selecionadas, para atender aos padrões exigidos e as regras da escola.

Normalmente para que o intercambista faça sua escolha, são enviadas todas as informações sobre a família. 

Pontos Fortes
Pontos Fracos
Contato imersivo com a cultura
Menos liberdade de horário
Convivência diária com família nativa
Seguir regras da casa ⚠
Experiência com alimentação, vestuário e o dia-a-dia dos moradores 🍛🍜🍝
Não pode realizar festas ou eventos para amigos❌🎉
Praticar em situações reais e cotidianas a língua inglesa
 
Desfruta de facilidades como refeição e roupa lavada
 
Participa de confraternizações da família🧔👩‍🦰👧👨
 

Leia também: A Fluencypass é confiável?

Residência estudantil

 

Ao pensar em acomodação e hospedagem no intercâmbio, também podemos pensar nas  residências estudantis. Elas estão localizadas dentro das próprias escolas ou em prédios próximos ao local de estudo.

O intercambista pode escolher entre quarto compartilhado ou individual, e as áreas comuns como banheiro, sala e cozinha são coletivas. Normalmente nesse tipo de acomodação são oferecidas algumas facilidades tais como bar, academia, lavanderia, televisão, dentre outros.

Pontos Fortes
Pontos Fracos
Fazer amizades fora da sala de aula
Compartilha todos os ambientes e utensílios – ruim para pessoas reservadas⛪
Contato com pessoas e culturas do mundo inteiro 🌏
Maior atenção aos pertences pessoais
Maior liberdade de horários
Conviver com roomate que não tenha afinidade
Momentos de diversão e lazer com os outros moradores 🍻🎉
Alimentação não inclusa❌🍝

Acomodação e hospedagem no intercâmbio: apartamentos

 

Essa opção intermediária entre dormitórios universitários e Host Family. Nela o estudante escolhe por alugar um apartamento sozinho ou dividir o aluguel e contas com outros estudantes.

Isso dependerá do que o intercambista deseja e o que ele pode pagar. Em caso de compartilhar o apartamento, normalmente é pago o valor por um quarto, que pode ser individual ou compartilhado.

Áreas como banheiro, cozinha e sala são compartilhadas. Para encontrar esses apartamentos, o intercambista pode pesquisar em imobiliárias da região ou em grupos nas redes sociais, os grupos geralmente oferecem muitas opções para compartilhar.

Pontos Fortes
Pontos Fracos
Pode conhecer o local antes de fechar o contrato📑
Dividir despesas com demais moradores
Pode faltar mobília
Maior privacidade e liberdade💁‍♂️💁‍♀️
Barulho ou bagunça de moradores🔊
Pode fazer confraternizações com amigos
 

Hotel

 

Dentre todas as acomodações e hospedagem no intercâmbio, é fácil encontrar hotéis próximos as escolas. Contudo,  esse tipo de acomodação é considerado mais caro e o intercambista vai viver uma vida de turista, totalmente fora do ambiente estudantil.

Ponto Fortes
Ponto Fracos
Conforto  do serviço hoteleiro
Se distanciar do ambiente escolar
Privacidade total 👁‍🗨❌
Experiências culturais mais restritas
Café da manhã incluso em alguns casos
Regras rígidas
Não precisa pagar despesas adicionais
Opção mais cara 💲💲💲

Hostel

 

O termo Hostel é muito famoso principalmente entre os mochileiros, que viajam de país á país.  Essa é uma opção parecida com hotel, mas aqui tudo é compartilhado, banheiro, cozinha e quartos.

Se hospedar em hostel pode ser uma boa escolha para quem faz curso de curta duração, ou está a procurar de outra acomodação definitiva.

Pontos Fortes
Pontos Fracos
Custo mais acessível em relação a outras
Menos privacidade
Maior interação entre hóspedes
Ambiente menos silencioso
Não há despesas adicionais
Necessária atenção a objetos pessoais
Café da manhã pode ser incluso
Grande fluxo de pessoas

Acomodação e hospedagem no intercâmbio

Esses são os tradicionais tipos de acomodação que o intercambista pode escolher para morar durante o curto ou longo período fora de casa.  O importante é decidir por aquele que melhor atende suas necessidades e aproveitar ao máximo o intercâmbio de inglês.

E você? Qual tipo de acomodação é mais a sua cara? Aproveite para comparar seu intercâmbio e ver quais são as opções de acomodação para seu destino:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor